Mensagem da Presidente de Honra - XI ENSub- Encontro Nacional sobre Substratos para Plantas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Mensagem da Presidente de Honra

XI Encontro Nacional sobre Substrato para Plantas, Canela/ RS, 2018

A busca de melhorias tecnológicas faz parte do dia-a-dia dos produtores de plantas, mais ainda daqueles que operam em larga escala. A evolução da Floricultura no Brasil nos últimos 25 anos foi rápida e significativa. Tal progresso não é prerrogativa das flores e plantas ornamentais; abrange também a produção de mudas florestais,  frutíferas, hortaliças, plantas medicinais, bem como de plantas para cultivo em grandes lavouras. E esta lista  poderá aumentar.

No caminho da evolução foram constatadas vantagens em produzir as mudas vegetais em recipientes, fora do solo in situ. Cada viveirista criou suas próprias misturas "secretas" para substituir o solo  como meio de cultivo. Assim foi até as últimas décadas do século passado. Na mesma época surgia, ainda que tímida e isoladamente, por inciativa de algumas empresas, a fabricação  de misturas comerciais a serem usadas como substrato para o crescimento vegetal  nos mais diversos recipientes. Alguns artigos técnicos  nacionais eram publicados, entretanto eram mais frequentes  em jornais do que em periódicos científicos.

O desenvolvimento do produto Substrato para Plantas  - SPP - foi o passo seguinte, na busca de normativas oficiais para o estabelecimento da indústria deste importante insumo.  O Encontro Nacional sobre Substrato para Plantas (ENSub)  foi criado com o objetivo de reunir  os principais agentes da cadeia produtiva da época: fabricantes de substratos, produtores de plantas, pesquisadores , extensionistas e estudantes, a fim de, juntos, combinarem a teoria com a prática, sob o aspecto legal através do Ministério da Agricultura, MAPA .
Desde então, já se passaram quase 20 anos! Os Encontros foram realizados sob a coordenação de técnicos nas diferentes regiões do Brasil: Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, sempre em duas cidades de cada região. (Sim, falta ainda região Norte! Esperamos poder cumprir o propósito inicial de levar a experiência também aos colegas desta região). Em decorrência desses  eventos, a literatura técnica-científica nacional foi enriquecida através da divulgação de anais com os  trabalhos e palestras, na forma de livros, CDs, divulgação via internet e, mais recentemente, a inovação dos textos divulgados em Pen-drive.

No Brasil, conforme a região, encontram-se diferentes possibilidades de matérias primas para uso no cultivo em recipientes. Tal variedade é relacionada principalmente com os recursos naturais ou resíduos disponíveis no local. Em 2000, no ENSub realizado em SC, Florianópolis, Dr. Bill Fonteno nos ensinou que não são os materiais em si, mas suas propriedades que os habilitam como bons componentes para uso como SPP. A fim de conhecer tais propriedades, faz-se necessária a caracterização das matérias primas ou das misturas. Como os métodos de análise para tanto diferem dos métodos para outros materiais ou produtos, foi necessário definir metodologias apropriadas, e o MAPA tem publicado várias normas a respeito.

Ainda há muito que conhecer sobre este insumo, tão importante para o cultivo intensivo de plantas em recipientes, assim como o solo o é para as plantas a campo. Com muita alegria vemos o  XI ENSub  enfocando maior  conhecimento nas práticas de manejo  específicas de cultivos em recipientes  e suas implicações.

Presidente de Honra do XI ENSUB, Dra. Atelene Normann Kämpf

 
Promoção e Realização
Agência
Apoio
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal