XXIII - Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos - XXIII CBCTA - 45 anos


Vai ai contenuti

Prêmios


XXIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos
 
45 anos de Ciência e Tecnologia de Alimentos no Brasil
  01 a 04 de maio de 2012
Centro de Convenções da UNICAMP - Campinas - SP - Brasil



Prêmio Leopoldo Hartman para os melhores trabalhos


5.000,00 (melhor trabalho na área de óleos e gorduras)
2.500,00 (segundo melhor trabalho na área de óleos e gorduras)

2.500,00 (1º colocado na classificação geral de trabalhos apresentados)
2.500,00 (2º colocado na classificação geral de trabalhos apresentados)
2.500,00 (3º colocado na classificação geral de trabalhos apresentados)
2.500,00 (4º colocado na classificação geral de trabalhos apresentados)

Que esse Prêmio seja o incentivo às novas gerações de cientistas e que através dele possamos perpetuar o nome do grande cientista e patrono da SBCTA, Dr. Leopold Hartman.


LEOPOLD HARTMAN

Nasceu em 1904, na Polônia, faleceu em 2002, no Rio de Janeiro.

Combativo, sem arrogância, LEOPOLD HARTMAN desenhou seu caminho com a paixão de quem sabe que, sem ela, nada se constrói. Definia-se polonês por nascimento, neozelandês, por naturalização, carioca por amor.

Nas palavras da Dra. Leonor Almeida de Souza Soares, Hartman podia ser encarado como personalidade eclética, pluriapta, homem surpreendente a cada instante, sério, metódico, simples, meigo, inteligente, vivo, sarcástico, jocoso, inspirado, exigente, às vezes intransigente, organizado, culto, crítico, atualizado.

Perde o pai aos 14 anos, e colabora no orçamento doméstico dando aula aos colegas. Faz os estudos secundários na Polônia, sendo aprovado com louvor no exame de madureza. Em 1927, forma-se engenheiro químico pela Universidade Politécnica de Lwow, Polônia. Começa a atividade profissional em 1928 na UNILEVER e termina a carreira em 1999, na EMBRAPA do Brasil. Em mais de 70 anos de trabalho, pesquisa métodos de análise de óleos e gorduras, e dedica-se ao desenvolvimento e modernização de métodos analíticos na área de óleos e gorduras, preocupação expressa no artigo Modernization of the methods of oils and fats analysis. Talvez a mais significativa modificação nos métodos de análise de óleos e gorduras existentes tenha sido conseguida por Hartman e colaboradores no caso da matéria insaponificável que se constitui de hidrocarbonetos, esteróis e álcoois de alto peso molecular. Sua determinação serve para identificar óleos e gorduras e descobrir impurezas acidentais e intencionais. Foi Mestre em Ciência pela Universidade da Nova Zelândia – 1948-1950 – Doutor em Ciências pela Victoria University of Wellington, Nova Zelância, - 1960-1962-, Doutor em Ciência de Alimentos pela Unicamp, -1969-1971-, e Livre Docente pela Unicamp em 1985. Trabalhou nos cinco continentes.

Na Nova Zelândia, durante 10 anos, dedica-se à criação de doninhas e furões, e determina o tempo de gestação da doninha européia em cativeiro. Considerava esta, sua maior contribuição à ciência.

Poliglota, popularizou-se pela veia de versejador. Ao finalizar a tarefa de Perito Científico e Industrial da Organização das Nações Unidas –FAO-, em 1966, na Homenagem ao Brasil, agradece vistas e lembranças, praias, ruas, igrejas, contrastes, semelhanças, jóias de Ouro Preto, dum gaúcho à noite a silhueta quixotesca, a sombra do gigante acaju, e o arco-íris sobre as águas do Iguaçu. De um índio de Goiás, recorda o sorriso amistoso.

Autor de mais de 100 publicações científicas em polonês, português, inglês, francês, alemão, italiano, espanhol e grego, membro de instituições científicas, foi premiado pela Imperial Chemical Industries, e pelo SBCTA, com o Prêmio André Tosello, entre outras honrarias. Em 2005, a EMBRAPA, em homenagem póstuma, deu seu nome ao Auditório reinaugurado em Guaratiba.




Torna ai contenuti | Torna al menu